terça-feira, 30 de julho de 2013

AJUDEMOS OS NOSOS JOVENS A DESCOBRIR A CORAGEM E A ALEGRIA DA FÈ

Ser discípulo missionário é uma consequência de ser batizado, parte essencial do ser cristão", afirmou
"Ajudemos os nossos jovens a descobrir a coragem e a alegria da fé"
O Santo Padre chegou cerca de 15 minutos antes do começo da Missa na Catedral, onde foi recebido por diversos representantes da Igreja. A Santa Missa, no entanto,começou com alguns miutos de atraso devido a numerosas pessoas que o Papa saudou. Além do Papa, na Missa concelebraram os Cardeais Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano e Raymundo Dmasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), seu vice-presidente, D. José Belisário e Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.
A Catedral Metropolitana da São Sebastião Rio de Janeiro, que estava cheia, tem capacidade para 5 000 pessoas sentadas. No início da celebração, o arcebispo do Rio dirigiu umas breves palavras, agradecendo ao Papa pela sua "atenção e afeto" pelo clero carioca e brasileiro. Dom Orani recordou os impressionantes números de sacerdotes e religiosos inscritos na JMJ (655 bispos, mais de 7800 sacerdotes, 700 diáconos, 9000 religiosos e 700 seminaristas), aos quais se devem acrescentar um grande número de sacerdotes não inscritos.
Recordando a participação do então Cardeal Bergoglio na V Congregação Geral dos Bispos Latino-Americanos e do Caribe, o Arcebispo do Rio fez menção ao seu papel de coordenador na redação do Documento de Aparecida (2007). Desse documento "brotou um novo entusiasmo nas nossas comunidades" e com esse mesmo espírito, acrescentou, os bispos e o clero congregados na Catedral se uniam nesta celebração para ouvir "como discípulos" o sucessor de Pedro.
Manifestou também que a celebração desta Missa foi uma ocasião de "renovação para todos", confirmando os propósitos de consagração dos sacerdotes e os animando a uma maior ação pastoral dos que se encontram nas periferias, além de "despertar nos jovens o desejo de dizer sim a Jesus". Ao final da fala, o Papa ofereceu um cálice como presente.
O Papa, que disse umas palavras iniciais em português, pronunciou sua homilia em espanhol, usando palavras bem características de sua língua. A homilia do Papa se estruturou sobre três aspectos da vocação cristã e, especificamente, dos bispos, sacerdotes e religiosos: “chamados por Deus; chamados para anunciar o Evangelho; chamados a promover a cultura do encontro”.

NINGUÉM PODE TOCAR A CRUZ DE JESUS SEM DEIXAR ALGO DE SI MESMO NELA.

O Santo Padre Francisco participou da Via Sacra com os peregrinos na praia de Copacabana.
Durante a noite de sexta (26/07) o Santo Padre Francisco presidiu o terceiro grande evento central da Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana: O Via Crucis.
Mais de 1,5 milhões de fieis lotavam a Avenida Atlântica, a praia e ruas vizinhas. O bairro de Copacabana foi totalmente bloqueado para saída e entrada de veículos. Um mar de jovens se podia ver a partir do Pit dos jornalistas, praticamente uma estrutura de três andares localizada diante do palco central dos eventos. Um mar interminável de peregrinos, quase maior do que o próprio oceano atlântico que limitava aquela multidão.
“Ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida”, começou dizendo o Papa nas palavras que pronunciou durante o Via Crucis. O pontífice articulou suas Palavras em três perguntas, fazendo referência à cruz peregrina que passou por todas as regiões do País durante esses dois anos prévios da JMJRio 2013: O que vocês terão deixado na cruz?, O que a cruz deixou em vocês?, O que esta cruz ensina para a nossa vida?
O que vocês terão deixado na cruz?
”Uma antiga tradição da Igreja Romana conta que o apóstolo Pedro saindo da cidade para escapar da perseguição de Nero, viu Jesus que ia na direção contrária e em seguida perguntou: ‘Senhor, aonde vais?’ A resposta de Jesus foi: ‘vou a Roma para ser crucificado de novo’”, disse Papa Francisco. Nessa situação Pedro se deu conta de que não podia fugir, “mas entendeu principalmente que nunca estava só no caminho”, porque Jesus “carrega os nossos medos, nossos problemas, nossos sofrimentos, também os mais profundos”.
Com a Cruz Jesus está ao lado de todos os que sofrem, “na cruz, Jesus está junto de tantos que perderam a sua confiança nas instituições políticas porque veem o egoísmo e corrupção, ou que perderam a sua fé na Igreja, e até em Deus, pela incoerência dos cristãos e dos ministros do Evangelho”, afirmou o Papa.
O que a cruz deixou em vocês?
A cruz nos deixa um bem que ninguém mais pode dar-nos: “a certeza do amor fiel de Deus por nós”. E olhando para os jovens, disse o Papa “Queridos jovens, confiemos em Jesus. Porque Ele nunca defrauda ninguém”. Ele transformou o significado da cruz, “transformou a Cruz de ser um instrumento de ódio, e de derrota, e de morte, em um sinal de amor, de vitória, de triunfo e de vida”
O Pontífice recordou que o primeiro nome do Brasil foi Terra de Santa Cruz. E assim “A cruz de Cristo não foi plantada só na praia há cinco séculos, mas também na história, no coração e na vida do povo brasileiro, e em muitos outros povos”.
O que esta cruz ensina para a nossa vida
Essa cruz “nos ensina a olhar para o outro com misericórdia e amor, principalmente o que sofre, o que precisa de ajuda, quem espera uma palavra, um gesto”. O Papa recordou que muitos rostos acompanharam Jesus no caminho do Calvário: Pilatos, o Cireneu, Maria, as mulheres...
E interpelando os jovens perguntou-lhes com uma força que ressoou por toda a praia de Copacabana: “Vocês querem ser como quem? Digam-me: vocês são daqueles que lavam as mãos, fingem não ver e olham para o lado, ou são como o Cireneu, que ajuda Jesus a levar aquele pesado madeiro, como Maria e as outras mulheres, que não têm medo de acompanhar Jesus até o final, com amor, com ternura”. Por fim, disse o Papa: “Jesus está olhando para você agora e lhe diz: você quer me ajudar a carregar a cruz? Irmão, irmã, com toda a sua força jovem, o que lhe respondes?”.

ENCONTRO NACIONAL DE PROMOÇÃO HUMANA E FÉ E POLÍTICA

A partir desta quarta-feira, (31/07) estarão abertas as inscrições para uma etapa de formação para os membros da RCC em todo país. Você que atua ou deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a atuação do Ministério de Promoção humana ou Fé e Política, está convidado a participar do Encontro Nacional que será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto, na cidade de Lorena/SP. As inscrições poderão ser feitas no Portal RCCBRASIL.
O encontro terá como tema a passagem do livro de I Jo 5, 4b: “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” e contará com a presença do Bispo da Ilha de Marajó/PA, Dom Azcona, o coordenador nacional do Ministério de Fé e Política, Sérgio Zavaris e a pregadora da diocese de Goiânia, Marizete Martins. A animação do encontro ficará por conta do Ministério de Música da Arquidiocese de Vitória/ES, “Nos Braços do Pai”.
Seja mais um membro da família carismática a fazer parte de nossas formações e a propagar a Cultura de Pentecostes no seu dia-a-dia. Os membros da RCCBRASIL têm um encontro marcado nas Faculdades Integradas Tereza D’ Ávila, em Lorena/SP para este grande momento de partilha, formação e espiritualidade.

SHOWS NO PAVILHÃO DO RIO CENTRO, COM VARIAS BANDAS DA RCC

A segunda parte da programação aconteceu no Pavilhão 3 do RioCentro. Houve shows com as bandas Arkanjos e Matt Maher, além da presença de representantes do ICCRS e da RCCBRASIL.
Daina Ferreira Alves é de Goiânia/GO, e está no Rio de Janeiro participando da missão Jesus no Litoral na JMJ. Para ela, o encontro dessa quarta-feira foi uma experiência inesquecível. “Estar aqui em uma jornada e ainda ter a oportunidade de participar de um evento com tantas pessoas ungidas, que fazem parte da história da Renovação, é algo que me deixa muito feliz. Além disso, é muito bom ter esse contato com irmãos do mundo inteiro que tem a mesma fé que a minha”, salienta.
Bastante emocionada, a presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL resumiu: “Vale a pena ser de Jesus. Nossa vida só tem sentido se estiver em Jesus. Jovem, não tenha medo de ser de Jesus”, finalizou.

ENCONTRO DA RCC E DAS COMUNIDADES NOVAS NA JMJ

Um lugar para reunir no mesmo lugar um povo que viveu uma mesma experiência: o batismo no Espírito Santo. Assim foi o Encontro Internacional de Novas Comunidades e da Renovação Carismática Católica, realizado nessa quarta-feira (24/07), no Centro de Convenções RioCentro, no Rio de Janeiro/RJ. O evento faz parte da programação oficial da JMJ Rio2013.
Milhares de jovens carismáticos que participam da jornada, entre eles, os 1.800 missionários do Jesus no Litoral, estiveram no local, acompanhando os momentos de pregação, testemunho e oração. No palco, se reuniram inúmeros representantes da RCC mundial e também das Novas Comunidades.
Com o tema: ‘Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união’(Salmo 133.1), o evento aconteceu justamente nessa moção: a de reunir irmãos que tem esse mesmo carisma pentecostal. “Este é o evento da unidade, de todos nós, com a mesma identidade. Essa é a graça que nos une, o batismo no Espírito Santo, esse amor a Jesus Cristo”, destaca a presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris.
Ela frisa ainda que, quanto mais unidade existir entre a RCC e todas as novas comunidades, mais fácil será o caminho para alcançar mais pessoas para o Senhor.
A programação do encontro foi dividida em duas partes. A primeira delas, realizada no Pavilhão 4, contou com a presença de Patti Mansfield, padre Daniel Ange, padre Reginaldo Manzotti, Michelle Moran, entre outros diversos músicos e representantes do Movimento, inclusive de igrejas evangélicas pentecostais.
Patti Mansfield, uma das pessoas que vivenciaram o retiro de fim de semana em Duquesne, nos Estados Unidos, que deu início ao Movimento da Renovação Carismática católica, deu seu testemunho pessoal aos jovens. Ela foi traduzida em português pela presidente da RCCBRASIL.
Patti deu detalhes de sua infância e juventude, antes de passar por essa experiência, mostrando que o Espírito Santo é acessível a todos. E ela exortou: “Durante esses dias de Jornada Mundial da Juventude, você e eu precisamos nos arrepender de todo pecado, nos livramos dele para poder nos abrir à ação do Espírito Santo. Hoje já somos mais de 120 milhões de católicos batizados no Espírito Santo no mundo inteiro”, completou.
Após sua fala, teve início um intenso momento de oração, clamando um novo batismo sobre a vida de todos os jovens. Katia pediu para que rezassem uns pelos outros e convocou para que todos tenham uma vida nova e restaurada.

MINISTÉRIO PARA SEMINARISTAS DA RCC, SE REUNE EM COPACABANA COM KATIA ROLDI E PATTI MANSFIELD

O Ministério para os Seminaristas da RCCBRASIL realizou, na sexta-feira (26/07), um Grupo de Oração durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Copacabana, com a participação de cerca de 200 seminaristas e religiosos carismáticos, seu início foi às 13h.
O momento contou com a presença da presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, e de outros membros do Conselho Nacional, além da pioneira da RCC no mundo, Patti Mansfield, Presidente do ICCRS Michel Moran.
Com orações, momentos de reflexão e direcionamentos, o momento que foi preparado para acontecer durante a JMJ 2013, “É hora de renovarmos nossa pertença à fé católica, recebendo um novo ardor para os tempos vindouros, abrindo-nos às surpresas do Espírito de Deus.” Conta William Francisco da Silva, Coordenação Nacional do Ministério para Seminaristas – RCCBRASIL

PAPA FRANCISCO FALA SOBRE A RCC

Repórter em entrevista ao Papa Francisco, menciona a Renovação Carismatica Catolica. Veja o que diz o Papa sobre este Movimento.

A Igreja no Brasil está perdendo fiéis. A Renovação Carismática é uma possibilidade para evitar que eles sigam para as igrejas pentecostais?
Papa Francisco – É verdade, as estatísticas mostram. Falamos sobre isso ontem com os bispos brasileiros. E isso é um problema que incomoda os bispos brasileiros. Eu vou dizer uma coisa: nos anos 1970, início dos 1980, eu não podia nem vê-los. Uma vez, falando sobre eles, disse a seguinte frase: eles confundem uma celebração musical com uma escola de samba. Eu me arrependi. Vi que os movimentos bem assessorados trilharam um bom caminho. Agora, vejo que esse movimento faz muito bem à Igreja em geral. Em Buenos Aires, eu fazia uma missa com eles uma vez por ano, na catedral. Vi o bem que eles faziam. Neste momento da Igreja, creio que os movimentos são necessários. Esses movimentos são uma graça para a Igreja. A Renovação Carismática não serve apenas para evitar que alguns sigam os pentecostais. Eles são importantes para a própria Igreja, a Igreja que se renova

quarta-feira, 24 de julho de 2013

CATEQUESE NA JORNADA DA JUVENTUDE

cidade da feCatequese é o nome dado aos encontros entre bispos e os jovens para uma meditação especial sobre o tema da Jornada Mundial. Nesta quarta-feira, 24 de julho, tiveram inícios as catequeses no Rio. Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA), foi o catequista de uma multidão de jovens que se reuniu num dos pavilhões do Rio Centro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
“Os jovens devem revigorar, pela força de Deus, a esperança num mundo novo e diferente marcado pelo amor de Cristo” essa foi a síntese que Sara Varella, de Fortaleza (CE), fez da catequese dada por dom Alberto num dos espaços da Cidade da Fé, evento promovido pela CNBB e realizado no Rio Centro.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO EMBARCA RUMO A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Francisco aos jovens: "Coração cheio de alegria para celebrar com vocês a JMJ"



Cidade do Vaticano (RV)  Como programado, o Papa Francisco deixou o aeroporto de Fiumicino esta manhã, pouco depois das 8h45, a bordo de um avião da companhia Alitalia, dando início à sua primeira viagem internacional, por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Antes de embarcar carregando pessoalmente sua bagagem de mão, o Pontífice cumprimentou as autoridades locais, entre as quais o Primeiro-Ministro italiano, Gianni Letta. Integram a comitiva papal o Secretário de Estado, Card. Tarcisio Bertone, o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Card. Marc Ouellet, e o Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de estado, Dom Angelo Becciu.

Viajam no mesmo avião do Santo Padre cerca de 70 jornalistas, de 15 nacionalidades. Entre os brasileiros, há oito repórteres e dois cinegrafistas. Da Argentina, apenas dois jornalistas.

A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para as 16h locais (21h de Roma), onde será acolhido no aeroporto Tom Jobim pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A cerimônia de boas-vindas será feita uma hora depois no Palácio Guanabara – ocasião em que o Pontífice fará o primeiro dos 15 discursos em solo brasileiro. A seguir, haverá a visita de cortesia à Presidente, a troca de presentes, e dois breves encontros com o Governador do Rio, Sérgio Cabral, e o Prefeito da cidade, Eduardo Paes.

Estes dois eventos, seja a cerimônia de boas-vindas, seja a visita de cortesia, serão transmitidos ao vivo pela Rádio Vaticano, com comentários em português, a partir das 16h50 – hora local. (21h50 – horário de Roma).

O Papa deixa o Palácio Guanabara às 18h15 e segue para a Residência do Sumaré, onde ficará hospedado até o final de sua visita ao Rio, no dia 28 de julho. Terça-feira, não estão previstos eventos públicos com o Pontífice.

Aos jovens que já estão no Rio de Janeiro, Francisco tuitou: “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ”. 
(BF
)



Texto proveniente
do site da Rádio Vaticano 

domingo, 21 de julho de 2013

COORDENADORA BERCICLEIDE DE ENCANTO , ASSUME A COORDENAÇÃO DO GRUPO

Coordenadora do Grupo Sal da Terra , Encanto... Bercicleide assumindo a missão de Coordenadora...

FESTIVAL DA JUVENTUDE CARISMÁTICA.

inicio__tarde_20__festival  44

Jovens do mundo se reúnem para Festival da Juventude Carismática

O Festival da Juventude Carismática teve seu início neste sábado, 20/07, em Lorena-SP. Com momentos de intenso louvor e oração, jovens de cerca de 15 países se reuniram em uma só voz para proclamar a glória de Deus.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes, a presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, Katia Roldi Zavaris, o conselheiro do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) e presidente do Subcomitê Africano do ICCRS, Padre Emmanuel Tussime, e Henry Chapello, presidente da Youth Arise International.
Durante as boas vindas, jovens do mundo inteiro foram convidados a fazer a experiência de conhecer, viver e compartilhar Jesus. Segundo Padre Emmanuel Tussime, a missão destinada aos participantes é carregar a cruz de Jesus por todo o mundo.
Com muito entusiasmo a juventude se revela uma só no momento em que falam a mesma linguagem: a do Espírito Santo. “Estou muito feliz por encontrar pessoas do mundo inteiro, de diversos países, mas que possuem um único caminho de amor, que é Jesus”, diz a jovem participante Sara, membro da Renovação Carismática Católica da Itália.

 GALERIA
Renovação Carismática Católica © 2013 - Todos os direitos reservados
festival_tarde_dia_20 73
festival_tarde_dia_20 56
festival_tarde_dia_20 68

quarta-feira, 17 de julho de 2013

MUDANÇA DO ESCRITORIO NACIONAL DA RCC

alt
Amados irmãos em Cristo Jesus, A Paz!

É com muita alegria que me dirijo a vocês para anunciar que o Escritório Nacional da

RCCBRASIL está de mudança na próxima semana para Canas/SP. Ainda não será para a

nossa sede, mas já estará dentro da cidade de Canas, o que nos aproxima da Nossa Casa,

Nossa Bênção.

Deus providenciou um espaço que acolherá toda a estrutura do nosso Escritório, nos

propiciando assim, a convivência com a Igreja e a comunidade local. Também teremos a

possibilidade de dinamizarmos os nossos serviços, facilitando, ainda mais, a vida do

Movimento.

Quero agradecer a Deus pela arquidiocese de Pelotas, que na presidência de meu estimado

irmão Marcos Volcan, sediou nos últimos anos o Escritório Nacional, intercedendo sempre pela

RCCBRASIL, dando suporte e acolhimento. Agradeço também por todos os funcionários que lá

trabalharam cidadãos de Pelotas e de tantos outros lugares do Brasil - Deus os abençoe pela

vida doada ao Movimento!

Muito obrigada, diocese de Lorena, que agora nos recebe na cidade de Canas! Agradecemos

o acolhimento e temos certeza que neste novo tempo, que o Senhor tem reservado para nós,

viveremos bênçãos sobre bênçãos!

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós e pelos trabalhos da RCC. Louvado

seja Nosso Senhor Jesus Cristo, único Rei e Salvador!

Abraços fraternos,

KATIA ROLDI ZAVARIS

IX ENCONTRO NACIONAL DE EVANGELIZADORES DE CRIANÇAS

alt

XII CONGRESSO DIOCESANO PARA AS FAMÍLIAS

A Renovação Carismática Católica convida você e sua família para participar do XII Congresso para as Famílias dias 10 e 11 de Agosto.
Tema: Família lugar de Vivencia da Fé Cristã.
Será realizado no Centro de Evangelização Pe. Guido Tonelloto no Bairro Barrocas.
Sábado manhã e tarde, domingo, até meio dia.
No Sábado à noite teremos um jantar em homenagem aos pais. Ao preço de cinco reais por pessoa.
Venham! Bênçãos especiais serão derramadas sobre nós pelo nosso Deus e Senhor.


Iniciemos a semana da Família com Júbilo.

PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DO CARMO


Dom  Mariano,  celebra  encerramento  da  festa   de  nossa  Senhora  do  Carmo, na  comunidade  Obra  Nova.

sábado, 13 de julho de 2013

VI LEVANTA-TE

FESTA DE SÃO MANOEL

Começou no último dia 11 a grande Festa de São Manoel, aqui em Mossoró. O tema a ser refletido esse ano é “Pela fé somos justificados em Jesus Cristo”.
A festa vai dar destaque pra temas como o Ano da Fé, a Jornada Mundial da Juventude com a Visita do Papa ao Brasil, a Semana Missionária e os 50 anos do Vaticano Segundo.
Todas as noites, no período de 12 a 20 de julho, missa às seis horas da manhã, e o novenário a partir das 19h. No dia 14 acontece a Missa com os idosos e a missa com as crianças.
Diariamente, sempre após as novenas, acontece a convivência social com shows musicais, com destaque para o Concurso a Mais Bela Voz, que vai acontecer no dia 15.
Os interessados em participar podem se dirigir até a Secretaria da Paróquia, ou ligar pro telefone 3321-2523.

A Festa de São Manoel 2013 segue até o próximo dia 21 de julho. Participe

sexta-feira, 12 de julho de 2013

quinta-feira, 11 de julho de 2013

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO DE FREI DAMIÃO

28 de Junho de 2013 - ASSÚ – O processo que tem por fim obter da Igreja Católica Apostólica Romana a canonização de frei Damião de Bozzano ingressou em sua segunda etapa. A revelação partiu do frade capuchinho assuense Evilásio Campelo de Medeiros, um dos responsáveis na esfera da referida Ordem pelo assunto. “Primeiro, foi a fase diocesana e agora a fase romana do processo no Vaticano”, declarou o religioso.
“É uma ocasião especial para reafirmar para a igreja universal a santidade de vida, os testemunhos de santidade do candidato à beatificação e canonização”, explicou frei Evilásio Medeiros. Ele adiantou que a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos possui em Roma um postulador que tem a missão justamente de representá-la legalmente durante cada uma das etapas do referido processo. “É quem cuida de todas as causas da ordem”, frisou.
Frei Evilásio Medeiros registrou que o processo que se refere a frei Damião é um dos cerca de 200 do gênero que estão em tramitação na esfera da Ordem. Porém, registrou que o que diz respeito ao frade italiano não é só um dos mais conhecidos na cúria da Ordem como representa um dos “mais carinhosamente tratados”. “A fama de santidade de frei Damião é fantástica”, exclamou.
Ele relatou que, mesmo depois de tantos anos de sua morte, o túmulo de frei Damião permanece sendo continuamente visitado por fiéis de todo o mundo. “Isso para a Igreja é inaudito”, observou. “Isso dá para nós [frades capuchinhos], e também para a Igreja, se ela assim o julgar, a prova de santidade do referido frei”, acrescentou o frade. Registrou que toda a aura que cerca frei Damião surgiu de forma espontânea e em reconhecimento à sua obra.
“Não é uma santidade construída pela mídia ou por quem quer que seja. Não. É algo espontâneo e esse odor de santidade quem mais o sente são os mais simples, são os mais pobres, é o povo devoto, é o Nordeste, é o povo sofrido da seca”, descreveu frei Evilásio Medeiros. Salientou que, nessa etapa do processo, em Roma, estão sendo catalogados os milagres atribuídos a frei Damião e que serão analisados com muito critério pela Igreja.

Vaticano recebeu documentos após nove anos de pesquisa.

Depois de nove anos de pesquisa e relatos, o Vaticano recebeu, no dia 28 de junho de 2012, a documentação para análise do processo de beatificação e canonização de frei Damião, o “andarilho de Deus”. Considerado um verdadeiro santo por muitos nordestinos, a Igreja Católica vai investigar, a partir de agora, se há milagres comprovados atribuídos a frei Damião e, assim, declarar o religioso como santo oficialmente.
Uma comissão liderada pelo vice-postulador e responsável pela causa no país, frei Jociel Gomes, entregou a extensa pesquisa realizada no Nordeste à Chancelaria da Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano. O parecer da fase final do processo sairá em dois anos. O processo de canonização de frei Damião foi aberto oficialmente em 31 de janeiro de 2003,

SEMANA MISSIONÁRIA NA PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DE FATIMA

· 13/07: Missa de abertura na Catedral de Santa Luzia (17hrs)
· 14/07: Evangelização no Sítio Alagoinha (7h:30m - concentração nas capelas: Abol. II, III e IV)
· 15/07: Noite Jovem na Capela de São Francisco Abol. III (19hrs)
· 16/07: Recreação na APAE (7h:30m)
Evangelização na cadeia pública
Cine pipoca na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (19hrs)
· 17/07:Missa de encerramento na Matriz de São José(19h:30m)
                         

FREI DAMIÃO, SUA VIDA SUA HISTORIA

Frei Damião nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, aos 05 de novembro de 1898. Foi o segundo dos cinco filhos do casal Félix e Maria Giannotti, camponeses italianos de sólida formação cristã e católica. O filho mais velho da família, Guilherme Giannotti, tornou-se padre diocesano e depois recebeu o título de Monsenhor, destacando-se como professor e diretor espiritual no Seminário Arquiepiscopal de Lucca-Itália. A irmã mais nova, Pia Giannotti, tornou-se freira da Congregação das Irmãs de Santa Zita (Zitinas).
No dia seguinte ao seu nascimento, foi batizado na igreja dos santos Catarina e Próspero, matriz de Bozzano, recebendo o nome de Pio Giannotti. Aos dez anos de idade, em 15 de junho de 1908, foi crismado na Catedral de Lucca, pelo Cardeal Lorenzelli.
A Vocação à vida religiosa
Depois da experiência com o Crucificado, Pio Giannotti começou a externar os primeiros sinais de sua vocação, com o desejo de consagrar-se inteiramente a Deus. Não seguiu o mesmo caminho do irmão Guilherme, que era padre diocesano, ma, tocado pelo testemunho dos filhos de São Francisco de Assis, aos 13 anos de idade, a 17 de março de 1911, ingressou no Seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 17 anos, em julho de 1915, emitiu os primeiros votos, recebendo o nome de Damião, Frei Damião de Bozzano, indicando sua cidade de origem.
Formação Religiosa e IntelectualSendo professo simples na Ordem dos Capuchinhos, Frei Damião iniciou o estudo da Filosofia. Teve, contudo, que parar por algum tempo, devido à convocação, em setembro de 1918, para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Ficou acampado em Zara, uma zona de conflito. Voltando para o convento, depois do fim da guerra, Frei Damião emitiu a sua Profissão Perpétua, selando para sempre com o Senhor o compromisso de viver em castidade, em obediência e sem nada de próprio, conforme a Regra de São Francisco de Assis e as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. No ano de 1920, iniciou estudo da sagrada Teologia. A seguir, foi enviado à Universidade Gregoriana de Roma, onde concluiu os estudos, com láurea em Direito Canônico e Teologia Dogmática. Em 05 de agosto de 1923, ele foi ordenado sacerdote na igreja do antigo Colégio São Lourenço de Bríndisi, em Roma.

AGENDA DO PAPA FRANCISCO NO BRASIL

papa_brasilVeja o programa de visita na íntegra:
Segunda-feira, 22 de julho
08h45 – Partida de Roma
16h00 – Acolhida oficial no aeroporto do Galeão/Antônio Carlos Jobim
17h00 – Cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara - Discurso do Papa e da Presidente Dilma Rousseff
17h40 – Encontro privado com a Presidente do Brasil, o Governador do Estado do Rio de Janeiro e o Prefeito da cidade do RJ
Terça-feira, 23 de julho
Todas as atividades do Pontífice serão privadas
Quarta-feira, 24 de julho
08h15 – Partida de helicóptero do heliporto de Sumaré para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
09h30 – Chegada a Aparecida
10h00 – Veneração da imagem de Nossa Senhora Aparecida
10h30 – Celebração da Eucaristia na Basílica da Padroeira – Homilia do Santo Padre
13h00 – Almoço com a comitiva papal, bispos da província e seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida
16h10 – Partida de helicóptero do Santuário Nacional para o Rio de Janeiro
17h15 – Chegada ao aeroporto de Santos Dumont (RJ)
18h30 – Visita ao hospital de São Francisco de Assis
Quinta-feira, 25 de julho
07h30 – Celebração da Eucaristia na residência de Sumaré no Rio de Janeiro
09h45 – Benção das bandeiras olímpica e paralímpica no Palácio da cidade do Rio de Janeiro
11h00 – Visita à comunidade de Varginha (Manguinhos) – Discurso do Papa
18h00 – Festa de acolhida dos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude em Copacabana – Saudação e discurso do Papa
Sexta-feira, 26 de julho
07h30 – Santa Missa em privado na Residência de Sumaré
10h00 – Confissão de alguns jovens da JMJ no Parque da Quinta da Boa Vista
11h30 – Breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim
12h00 – Oração do Angelus do Balcão do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim - Discurso do Papa
12h15 – Saudação aos membros Comitê Organizador da JMJ e aos Benfeitores
13h00 – Almoço com jovens no Salão redondo do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim
18h00 – Via Sacra com os jovens na Praia de Copabacana – Discurso do Papa
Sábado, 27 de julho
9h00 – Santa Missa com os bispos presentes na JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral São Sebastião – Homilia do Papa
11h30 – Encontro com a classe dirigente do Brasil (políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários) no Teatro Municial do Rio de Janeiro – Discurso do Papa
13h30 – Almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da CNBB, os bispos regionais e a comitiva papal no Refeitório do Centro de estudos do Sumaré
19h30 – Vigília de Oração com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba – Discurso do Papa
Domingo, 28 de julho
10h00 – Santa Missa com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba – Homilia do Papa
Oração do Angelus – Discurso do Papa
14h – Almoço com a comitiva papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré
16h – Encontro com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) no Centro de Estudos do Sumaré - Discurso do Papa
16h40 – Despedida da Residência de Sumaré
17h30 – Encontro com os voluntários da JMJ no Rio Centro – Discurso do Papa
18h30 – Cerimônia de despedida no aeroporto do Galeão/Antonio Carlos Jobim – Discurso do Papa
19h – Partida para Roma
Segunda-feira, 29 de julho
11h30 previsão de chegada a Roma (hora italiana, 06h30 no Brasil)
Fonte: Canção Nova

 

VISITA PASTORAL DE DOM MARIANO, A COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DE FATIMA

quarta-feira, 10 de julho de 2013

VISITA PASTORAL DE DOM MARIANO A COMUNIDADE DO ESPÌRITO SANTO.

No dia  08   de  julho,   comunidade  do  Espírito  Santo, recebeu  a  visita  pastoral, de  Dom Mariano,. Começou  as  17;30hr, com  uma  caminhada  pela  Wenceslau-braz, até  a  João  Cordeiro, onde  chegou  a  Capela  do  Espírito Santo, onde  houve  acolhida  ao  Sr Bispo  diocesano, seguinda  de uma  reunião e a  santa  missa, terminando  com  um   momento  fraterno com  os  representantes da  comunidade, e  dos  coordenadores.

RELAÇÃO DOS BISPOS QUE IRÃO MINISTRAR A CATEQUESE NA JORNADA DA JUVENTUDE

V. Exª Rev.ma Dom Alessandro RUFFINONI - Bispo de Caxias do Sul – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom João CARDOSO - Bispo de São Raimundo Nonato – Brasil
V.Exª Rev.ma. Dom Genival DE FRANÇA - Bispo de Palmares – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Tarcisio SCARAMUSSA - Bispo Auxiliar de São Paulo – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Irineu Roque SCHERER - Bispo de Joinville – Brasil
V. Emª Rev.ma. Card. Dom Odilo Pedro SCHERER - Arcebispo de São Paulo – Brasil
V.Exª Rev.ma. Dom João Carlos SENEME - Bispo Auxiliar de Curitiba – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Rubens SEVILHA - Bispo Auxiliar de Vitória – Brasil
V.Exª Rev.ma. Dom Geremias STEINMETZ - Bispo de Paranavai – Brasil
V. Exª Rev.ma Dom Pedro Luiz STRINGHINI - Bispo de Mogi das Cruzes – Brasil
V. Exª Rev.ma Dom Alberto TAVEIRA - Arcebispo de Belém do Pará – Brasil
V. Exª Rev.ma Dom Carlo VERZELETTI - Bispo de Castanhal – Brasil
V.Exª Rev.ma. Dom Moarcyr José VITTI - Arcebispo de Curitiba – Brasil
V.Exª Rev.ma. Dom Guido ZENDRON - Bispo de Paulo Afonso – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Antônio Carlos ALTIERI - Bispo de Passo Fundo – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Benedito ARAÚJO - Bispo de Guajará-Mirim – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Bernardo Johannes BAHLMANN - Bispo de Óbidos – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom João Bosco DE SOUZA - Bispo de União da Vitória – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Vilson BASSO - Bispo de Caxias do Maranhão – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Sérgio de Deus BORGES - Bispo Auxiliar de São Paulo – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Jeremias Antônio DE JESUS - Bispo de Guanhães– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Zanoni CASTRO - Bispo de São Mateus– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Airton José DOS SANTOS - Arcebispo de Campinas– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Manoel João FRANCISCO - Bispo de Chapecó– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Miguel Ângelo RIBEIRO - Bispo de Oliveira– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Flávio GIOVENALE - Bispo de Santarém– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Adair José GUIMARÃES - Bispo de Rubiataba-Mozarlândia
V. Exª Rev.ma. Dom Mariano MANZANA - Bispo de Mossoró– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Celso Antônio MARCHIORI - Bispo de Apucarana – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Franz Josef Meinrad MERKEL - Bispo de Humaitá– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Salvatore PARUZZO - Bispo de Ourinhos– Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Waldemar DALBELLO - Bispo Auxiliar de Goiânia – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Eduardo DA SILVA - Bispo Auxiliar de Campo Grande – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom João Francisco SALM - Bispo de Tubarão – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Mário Rino SIVIERI - Bispo de Propriá – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Jaime SPENGLER - Bispo Auxiliar de Porto Alegre – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Jaime ROCHA – Arcebispo de Natal – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Dominique Marie Jean YOU - Bispo de Santíssima Conceição do
Araguaia – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Eduardo ZIELSKI - Bispo de Campo Maior – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Edmilson Amador CAETANO - Bispo de Barretos – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom Delson DA CRUZ - Bispo de Campina Grande – Brasil
V. Exª Rev.ma. Dom José Antônio PERUZZO - Bispo de Palmas-Francisco Beltrão – Brasil
V. Ex

POSIÇÃO DA CNBB SOBRE O PLEBISCITO

Na terça-feira 9 de julho, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, recebeu presidentes de partidos políticos na sede da Conferência, em Brasília. Na oportunidade, os representantes puderam ouvir a posição da CNBB sobre a proposta do plebiscito para a reforma política no Brasil. No encontro, dom Leonardo disse que “entende a necessidade de ampliar a participação popular e que o povo deve ser ouvido”. Sobre a reforma, o secretário afirmou que a Conferência dos Bispos do Brasil compreende como importante para o país. 
Participaram da reunião os presidentes nacionais: do PCdoB, Renato Rabelo; do PT, Rui Falcão e do PDT, Carlos Lupi.

RETIRO DO CONSELHO DIOCESANO

Em virtude da visita Pastoral com nosso Bispo Dom Mariano Mazana na Paróquia de São José, o Retiro do Conselho Diocesano será adiado para o dia 27 e 28 de Julho.
Desde já agradecemos a compreensão de todos

SEMANA MISSIONÁRIA DE CARAÚBAS