Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

PAPA FRANCISCO NOMEA NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DO VATICANO

Pietro parolin
O atual núncio apostólico na Venezuela, Arcebispo Pietro Parolin, foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo Secretário de Estado do Vaticano, substituindo o Cardeal Tarcisio Bertone. A notícia foi anunciada oficialmente na manhã deste sábado, 31.
O comunicado ressalta que o Papa pediu ao Cardeal Bertone que permaneça no cargo até o dia 15 de outubro de 2013. Naquela data, em audiência com toda a Cúria Romana, Francisco agradecerá publicamente o fiel e generoso serviço prestado à Santa Sé pelo cardeal salesiano e apresentará dom Piero Parolin a seus colaboradores.
O novo Secretário de Estado nasceu em Schiavon, na região do Veneto, norte da Itália, e está com 58 anos de idade. De família simples, ficou órfão de pai aos 10 anos, ingressou no seminário aos 14. Estudou em Roma, foi ordenado sacerdote em 1980 e iniciou carreira diplomática na Santa Sé em 1986. Foi representante da Santa Sé na Nigéria e no México.
Em 2002, foi chamado novamente a Roma e nomeado vice-secretário da Seção para as Relações com os Estados, colaborando com os Cardeais Angelo Sodano e Tarcisio Bertone. Dom Pietro se ocupou das relações com os países asiáticos, como Vietnã e China até 2009, quando foi nomeado por Bento XVI para a Nunciatura de Caracas. A nomeação de Dom Pietro Parolin marca o retorno à Secretaria de Estado de um diplomata de formação.FONTE; CNBB

CUIDAR DA VIDA E TRANSMITIR A FÉ; SEMANA NACIONAL DA VIDA

Cartaz SNVA Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida (SNV), de 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, lançaram o subsídio “Hora da Vida” 2013. Em sua 3ª edição, a publicação apresenta sete encontros, sugestão de Vigília de Oração pela Vida e de celebração de apoio na realização da SNV, que este ano tem como tema central: “Cuidar da Vida e Transmitir a Fé”.
Outra iniciativa da SNV, diz respeito à uma carta enviada aos bispos e arcebispos do Brasil, na qual o presidente da CEPVF, dom João Carlos Petrini, pede para que atividades públicas e também no âmbito da comunidade sejam realizadas para colher assinaturas em favor da aprovação do Estatuto do Nascituro (PL 478/2007) na Câmara dos Deputados, em apoio aos deputados que pedem alteração da lei 12845/2013, que visa atendimento obrigatório a vítimas de violência sexual, mas que obriga também a administração da pílula do dia seguinte (pílula abortiva).
Durante a SNV, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e à preservação da dignidade humana. Para colaborar com essas atividades, a CEPVF divulgou o lançamento da terceira edição do subsídio “Hora da Vida” com objetivo de colaborar na preparação e na realização da SNV e do Dia do Nascituro.
No texto de apresentação do subsídio "Hora da Vida", dom João Carlos Petrini, deseja que a publicação ajude a “despertar um verdadeiro amor à vida humana, de modo que cada ser chamado à existência seja acolhido, respeitado em sua dignidade, valorizado e amado desde a concepção até a sua morte natural.”
De acordo com o assessor da CEPVF, padre Rafael Fornasier, o tema escolhido – “Cuidar da vida e transmitir a vida” –, “está na esteira das celebrações do Ano da Fé e da Semana Nacional da Família, cuja proposta se fundamenta na missão de toda Igreja visando a Nova Evangelização e a transmissão da fé em nossas famílias, comunidades e na sociedade, como aponta a nova Encíclica Lumen fidei (Luz da fé).”
O Hora da Família traz sete propostas de roteiros de encontros e algumas sugestões de celebração e bênção. A publicação foi preparada com a contribuição de agentes da Pastoral Familiar, das Comissões de Promoção e Defesa da Vida e assessores. Mais informações, sobre o subsídio, e pedidos pode ser feitos pelos telefones (61) 3443 2900 / Fax: (61) 3443-4999; ou pelos e-mails vendas@cnpf.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; secren@cnpf.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O material também estará a venda no site www.lojacnpf.org.brA Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos Fonte. CNBB

PROCISSÃO DE SANTA LUZIA DESCERÁ NOVAMENTE A PRESIDENTE DUTRA

 


Por: Ismael Sousa
A Diocese de Mossoró anunciou, após reunião, que a procissão da Festa de Santa Luzia 2013, realizará o mesmo percurso do ano passado, "descendo" novamente a Avenida Presidente Dutra.
A imagem da padroeira de Mossoró saíra da Capela dedicada à Nossa Senhora da Medianeira, no Planalto 13 de Maio. O percurso seguirá pela Avenida Presidente Dutra até a Catedral no Centro da cidade.
A festa de Santa Luzia acontece todos os anos de 3 a 13 de dezembro e atrai milhares de fieis de diversas regiões do estado, sendo caracterizada como a maior festa religiosa do Rio Grande do Norte.

RESUMO DO RETIRO ENCONTRO COM DEUS, DO GRUPO DE ORAÇÃO DEUS CONOSCO.






Obrigado  a  todos  os  servos  do  grupo  Deus  Conosco, pela  acolhida e fraternidade, obrigado  a Davi, Dyego, Cierneide, Gorete, Nevinha, Wilton, Meirinha, Cassia e aos  demais. obrigado.

ENCONTRO NACIONAL DOS MINISTÉRIOS PROMOÇÃO HUMANA E FÉ E POLITICA.

Conversão, amor ao próximo, solidariedade e justiça! Estas foram palavras chaves refletidas durante o Encontro Nacional de Promoção Humana e Fé e Política, realizado entre os dias 23 e 25 de agosto na cidade de Lorena/SP.
O encontro contou com momentos de louvor, orações, santa missa, partilhas, workshops, debate e pregações. Dentre elas, o tema da fé e da justiça foi exposto aos participantes pelo Bispo da Ilha de Marajó/PA, Dom Azcona. Em sua reflexão, ele apresentou o paralelo: Fé X Idolatria , onde o homem passa a idolatrar a si mesmo, quando abraça o dinheiro e perde a direção da fé. “Nosso coração deve ser fortalecido pela fé, é nela que nasce nossa esperança e a esperança se fortalece na tribulação”. Ele apresentou a justiça de Deus como uma condição vivenciada pela nossa fé e concluiu: “A justiça pertence à glória de Deus, é a presença da própria santidade de Deus. Uma cidade é santa se ela é justa. Por isso, devemos gritar, dobrar os joelhos e clamar por justiça”.Em continuidade ao tema da Fé, a pregadora da diocese de Goiânia, Marizete Martins falou sobre a fé que vai da conversão à evangelização. Ela ensinou os passos que um servo do Ministério de Promoção humana deve seguir: ‘A primeira parte na caminhada da Promoção Humana é ser hospitaleiro, ter coragem de abrir as portas da sua casa para servir, acolher aquele que precisa e que não vai me dar nenhum retorno, não deixar endurecer o coração, buscar intimidade com Deus, não ser inativo, ser solidário com o irmão que está no Grupo de Oração e buscar o desapego das coisas materiais”. Explica a pregadoraO tema da fé passando pelo estágio da conversão também foi apresentado pelo coordenador do Ministério de Fé e Política, Sérgio Zavaris: “ Não podemos perder o plano de salvação que Deus tem para nós, ele acontece a partir da conversão – Deus usa nosso ministério para nos converter”. Desta forma, ele retoma um novo conceito de líder, semelhante à Jesus: “É necessário resgatar o verdadeiro papel do líder que é servir ao próximoO coordenador também falou sobre a missão do Ministério Fé Política dentro da RCC, que tem como objetivos apresentar pessoas promotoras de justiça em favor da nossa sociedade, ter responsabilidade perante a Igreja, denunciar e anunciar Jesus Cristo, incentivar e cuidar das vocações politicas dentro da RCC, participar de instâncias de discussão de políticas públicas e não ser apenas político na época de eleição. Desta forma, ele ensinou a explorar os valores para este Ministério, como por exemplo, motivar campanhas de combate ao aborto.
O encontro encerrou com testemunhos proclamados após um intenso momento de Espírito Santo, no qual, foram orientados a despertarem a consciência crítica no discernimento das realidades, e onde, de acordo com Marizete, “Somente quando o Espírito está em nós é que tudo é possível”.


DOM MARIANO VISITA CADEIA PÚBLICA DE MOSSORÓ

Visita Pastoral Paróquia São Paulo- Bispo Dom Mariano visita Cadeia Pública de Mossoró.Os internos, agentes penitenciários e policias militares da Cadeia Pública de Mossoró - Des. Manoel Onofre de Souza, receberam nesta segunda-feira (26,) a visita do Bispo Dom Mariano Manzana da Diocese de Santa Luzia, sediada na cidade de Mossoró.
Dom Mariano, após minutos de orações, apertou as mãos de todos os detentos que se encontravam nos pavilhões I e II, como também os que se encontravam nas Celas Especiais e Triagem. E, enquanto os abençoavam, percebeu a existência de muitos jovens, e isso lhes entristeceu. Já não tinha mais palavras para dizer, apenas olhava o rosto de cada um segurando suas mãos, pois, em suas faces resplandecia tudo aquilo que eles queriam dizer ao Bispo.
A visita de Dom Mariano Manzana durou cerca de 40 minutos. Abençoou cada detento, principalmente os Agentes Penitenciários Estaduais e Policiais Militares presentes. Na sua comitiva se encontravam presentes os Padres: Talvacy Chaves, Carlos, Marcelino e Paulo. Também fizeram presentes a equipe da Pastoral Carcerária do município de Mossoró.
Fonte: Blog Marcos Dantas.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SEMINÁRIO COM OS REPRESENTANTES DAS NOVAS COMUNIDADES E O SETOR DA CNBB

novascomunidades26082013A reflexão sobre os leigos no Concílio Vaticano II foi o tema de mais um seminário com os representantes da fraternidade das novas comunidades. O evento foi realizado entre os dias 23 e 25 de agosto na casa de encontros da comunidade Canção Nova, em Lavrinhas (SP). A promoção foi do Setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e a coordenação da Fraternidade das Novas Comunidades Regional Brasil.
O seminário é mais uma ação de diálogo entre as novas comunidades e a CNBB, na perspectiva da partilha de experiências de comunhão eclesial. Neste encontro, os participantes debateram nos trabalhos em grupo as decisões do Encontro Nacional das Novas Comunidades, realizado no ano passado em Recife, e ainda refletiram sobre o tema prioritário “Leigos”, que estará na pauta da Assembleia dos Bispos de 2014.
Participou do encontro dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis (TO) e referencial para as novas comunidades. Também estavam presentes dom Pedro Conti, bispo de Macapá (PA) e dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém (PA).Fonte;CNBB

sábado, 24 de agosto de 2013

BISPO DOM MARIANO DENUNCIA PROJETO DE IRRIGAÇÃO DA CHAPADA DO APODI QUE VISA BENEFICIAR O AGRONEGÓCIO

Qual a preocupação da Igreja com relação ao projeto de irrigação da Chapada do Apodi?Dom Mariano Manzana: Nós sentimos que qualquer projeto que traga água para a Chapada do Apodi é um projeto que visa o bem. Agora, muitas vezes por trás desses projetos existe uma ótica. Hoje, na Chapada do Apodi, tem uma cultura que fundamentalmente se baseia na cultura familiar, no cultivo do mel, caprinocultura e criação de bodes, e esse projeto que o governo quer implantar é mais um projeto que visa o agronegócio. A população já tem uma experiência bem clara visando à outra parte da Chapada, que está no Ceará, pertinho de Limoeiro. Os contatos entre estas duas realidades mostram claramente que no lado do Ceará o projeto não foi favorável ao povo, mas ao agronegócio, e por isso nossa dúvida com relação ao projeto do nosso lado: se será para chegar água e se serão mantidos os assentamentos existentes na Chapada. A ideia é que possa continuar o tipo da agricultura familiar que aos olhos do povo é mais favorável a ele. Também temos a questão das mais de mil famílias acampadas e que buscam terra, e por isso o governo deverá pensar como assentar estas famílias.
Qual a diferença da luta pela Barragem de Oiticica da Chapada do Apodi?
Aqui é uma barragem que está nascendo, e lá (no Seridó) nós temos uma realidade onde muitos assentamentos já foram criados nestes últimos anos. O governo prevê o respeito dos assentamentos do Incra, mas de outros tipos de assentamentos feitos com dinheiro do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, mesmo sendo do mesmo jeito dos do Incra, o governo não quer respeitá-los. E muitos se perguntam: porque tirar pessoas que já estão ali para depois colocá-las no mesmo lugar, mas com uma filosofia totalmente diferente?
A Igreja teve que a falta de diálogo com o governo possa adiar mais ainda esse projeto?
Eu diria que, para o diálogo dar certo, as pessoas têm que ser abertas, e até hoje nunca se soube bem claro como são os detalhes desse projeto do governo. Alguns dizem uma coisa, outros dizem outra e isso dificulta o diálogo. Apodi tem um sindicato a favor do povo, com um número de associados expressivo e uma longa historia de luta em favor dos agricultores. Me parece que o sentimento do sindicato, dos agricultores e assentados é que água é muito boa, que venha a água, mas venha sem mudar o estilo do assentamento que tem lá, com uma cultura de economia familiar. Nós viemos de dois anos de seca e nenhum assentamento se esvaziou. Sinal que, de um modo ou de outro, o povo sobrevive. Se chegasse a água se tornaria um celeiro para todo o estado. Mudando de ideologia, muitos têm dúvida, e a parte do Ceará mostra que estas dúvidas estão bem fundamentadas.
Bispo denuncia que projeto de irrigação da Chapada do Apodi visa beneficiar o agronegócio, a exemplo do que ocorreu na parte pertencente ao Ceará

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

III REUNIÃO TRIMESTRAL DE PASTORAL DA DIOCESE

Hoje Começou a Trimestral de Pastoral que será focada na Cáritas da Diocese .

III Trimestral na Diocese de Mossoró com ênfase na Cáritas, recém implantada na Diocese de Mossoró



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

KADDJA MAIA, FAZ RELATO SOBRE O ASSALTO SOFRIDO

Kaddja Maia é blogueira de moda e estudante da Publicidade e Marketing (Foto: Arquivo Pessoal)
Eu tive muito medo. Vi a morte de perto. Quando percebi que estava viva, agradeci a Deus”. O relato é da empresária Kaddja Maia, de 35 anos, que foi baleada durante uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (21) no bairro do Tirol, zona Leste de Natal. O crime aconteceu por volta das 23h na rua Açu, em frente à casa dela. Kaddja levou um tiro no braço e outro na perna. Ela já deixou o hospital e passa bem.
Kaddja é blogueira e mantém uma página de moda há um ano na internet. Ela contou aoG1 que estacionou seu carro em frente de casa quando um outro veículo parou bruscamente e dois homens a abordaram. “Eram dois homens morenos em um Gol branco”, relembrou.
Os suspeitos anunciaram o assalto. Um deles saiu do carro enquanto o outro permaneceu no veículo para facilitar a fuga. “Eles já chegaram anunciando o assalto e mandando eu entregar tudo. Um deles pegou minha bolsa", acrescentou. A reação de Kaddja foi engatar a marcha ré. “A gente nunca sabe o que fazer. A minha reaçao foi tentar fugir. Só pensei que eu ia morrer”, afirmou. Os suspeitos então dispararam. “Quando vi que estava sangrando no braço e na perna agradeci a Deus porque não morri”, acrescentou.Kaddja  é  filha  da  nossa  amiga  Regina Mario  do  abolição

COMUNIDADE DOCE MÃE DE DEUS, COMEMORA 24 ANOS

Celebração dos 24 anos, venha com sua Família!
A Comunidade Doce Mãe de Deus convida você para celebrar conosco os nossos 24 anos, nos preparando para o Jubileu de Prata.
 
Confira toda a programação da Casa Mãe, em João Pessoa. 
 
Dia 24 de agosto às 19h30 
– Show “Deus da Nossa História”;
 
Dia 25 de agosto das 8h às 16h 
– Cenáculo de Oração pela Vida -Consagrada; 
Pregador: Pe. Dalmário Barbalho (Com. Shalom)-RN 
- 19h - Show da Banda JPII;
 
Dia 26 de Agosto às 19h00 
– Celebração Eucarística 
presidida por Dom José Haring, OFM 
– Bispo de Limoeiro do Norte –CE;
 
Dia 27 de agosto às 19h00
– Celebração Eucarística presidida por Mons. Aloísio Catão
em seguida Celebração Penitencial com Pe. Márcio José;
 
Dia 28 de agosto às 19h00 
– Abertura do ano jubilar com indulgência plenária. 
Abertura da  porta jubilar; 
Missa presidida por Dom Aldo di Cillo Pagotto,
 Arcebispo da Paraíba – PB. Com  bênção papal;
 
Dia 29 de agosto às 19h00 
– Celebração Eucarística presidida por Dom Guido Zendron, 
Arcebispo de Paulo Afonso - BA 
- Aniversário de 24º anos de Fundação da CDMD.
 
Aguardamos sua presença para viver conosco esta grande alegria.
 
Obs. Você pode também celebrar em nossas casas de missão espalhadas pelo Brasil e  a França.

domingo, 18 de agosto de 2013

VI LEVANTA-TE: PELO PODER DA CRUZ A GRAÇA DA RESTAURAÇÃO

Dias 14 e 15 de setembro no centro de Evangelização Pe. Guido Tonelloto

VOCAÇÕES QUE NASCERAM DA RCC
















Parabéns  para  algumas das  vocações  religiosas  que  surgiram   aqui em  Mossoró, dentro  da  rcc, Pe. Leonardo, Pe. Ir. Paulo Henrique, Deusirene, Charles Roseno, Gizelia, Alcineide Paulino,Menzia, Karine, Lidjane, Cristina, Ir. Paula, Marcia Firmino.......Forte abraço.

sábado, 17 de agosto de 2013

DOGMA DA ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTÍSSIMA


A Sagrada Tradição da Igreja ensina que Nossa Senhora foi elevada ao céu de corpo e alma, após sua morte. No entanto, as particularidades da “morte” da Virgem Maria não são conhecidas. Santo Epifânio, bispo de Salamina de Chipre, compôs, nos anos de 374-377, o livro sobre as heresias, no qual escreve: “Ou a santa Virgem morreu e foi sepultada e seguiu-se depois sua Assunção na glória, ou sem fim verificou-se em plena e ilibada pureza, adornando a coroa de sua virgindade…” (MS, p. 267).
O Dogma da Assunção da Virgem Santíssima foi proclamado, solenemente, pelo Papa Pio XII no dia 1º de novembro de 1950 e sua festa é celebrada no dia 15 de agosto. Grande júbilo e alegria pairou sobre todo o mundo católico naquela data, especialmente para os filhos de Maria. Quando o Papa o decretou por meio da Constituição Apostólica “Munificientissimus Deus” foi uma verdadeira apoteose, tanto na Praça de São Pedro em Roma, como nas outras cidades do mundo católico. Nesse documento disse o Papa:Cristo, com Sua morte, venceu o pecado e a morte e sobre esta e sobre aquele alcançará também vitória pelos merecimentos de Cristo quem for regenerado sobrenaturalmente pelo batismo. Mas por lei natural Deus não quer conceder aos justos o completo efeito dessa vitória sobre a morte, senão quando chegar o fim dos tempos. Por isso os corpos dos justos se dissolvem depois da morte, e somente no último dia tornarão a unir-se, cada um com sua própria alma gloriosa. Mas desta lei geral Deus quis excetuar a Bem-Aventurada Virgem Maria. Ela, por um privilégio todo singular venceu o pecado; por sua Imaculada Conceição, não estando por isso sujeita à lei natural de ficar na corrupção do sepulcro, não foi preciso que esperasse até o fim do mundo para obter a ressurreição do corpo”.

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE LÍDERES DA RCC

 Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários iniciou sua sétima edição na noite do dia 12 de agosto com a missa presidida pelo Bispo diocesano de Jacarezinho Dom Antônio Braz Benevente, e teve sua aula inaugural também ministrada por ele.
Nesta edição, estão sendo ofertadas as primeiras e segundas etapas, e os alunos inscritos são das cinco regiões do Brasil. Os estados presentes são: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Amazonas, Amapá, Tocantins, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Segundo Lucimar, a Coordenadora da Escola, “A participação de diversos Estados é importante, pois nos ajuda na vivência fraterna e na troca de experiência, principalmente nas missões.”
  As noites têm sido muito ricas em experiência, os alunos unem espiritualidade carismática com vivencia fraterna. “Na terça feira foi momento de expectativas, os alunos em grupo mostraram através da arte suas expectativas em relação a esta escola, fui surpreendente vê-los sedentos de Deus. Na quarta-feira, os alunos da 1ª Etapa tiveram um momento de cura interior, e a 2ª Etapa trabalhou no plano missionário. Ontem fomos agraciados com a presença de nossas irmãs Rita e Fabiany dando o testemunho da Missão na África. Com elas estão dois irmãos de Uganda que apresentaram para nós um pouco daquela cultura, encerramos a noite com um louvor ministrado por eles, foi um verdadeiro derramamento de unção em nosso meio. Deus seja louvado por todos os seus feitos.” Descreve a Coordenadora Lucimar sobre como têm sido os dias da Escola ate aqui

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NOTA OFICIAL DA IGREJA DO RIO GRANDE DO NORTE, NATAL, MOSSORÓ E CAICO


AO POVO DE DEUS, AOS HOMENS E MULHERES DE BOA VONTADE, DO ESTADO DO RIO G. DO NORTE
A Igreja Católica no Rio Grande do Norte, atenta às aspirações e sofrimentos do Povo de Deus, retratados no rosto das famílias que necessitam das ações básicas de saúde, educação, terra, moradia e segurança pública de qualidade, assume, por este ato, a dor, as angústias e esperanças das famílias rurais campesinas, que neste momento, vivem as incertezas geradas pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, planejada pelo DNOCS, através de decreto de desapropriação do Governo Federal, e pela construção da Barragem de Oiticica, no Seridó, com influência direta nas populações dos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando.
Solidário a todas as famílias atingidas por esses projetos, a Igreja Católica, representada por seus pastores, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o Bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o Administrador Diocesano de Caicó, Mons. Ivanoff da Costa Pereira, reunidos em Caicó, nesta data, conclama os clérigos, os fiéis batizados, a sociedade civil organizada, e os homens e às mulheres de boa vontade a:
Renovar o compromisso de defesa dos direitos das famílias campesinas atingidas pelo Projeto do Apodi, manifestada na Carta dos Bispos da Província datada do dia 05/12/2011. Prestar apoio às famílias acompanhadas na Chapada do Apodi, porque desejosas de acesso ao direito à terra, à água para o consumo humano e para a produção agroecológica e solidária, visto que há mais de meio século vivem da agricultura familiar naquela região; Reconhecer a importância que terá para toda a região do Seridó potiguar a construção da Barragem de Oiticica. Contudo, a todos se impõe o compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais das famílias que serão atingidas diretamente pela construção dessa barragem.
Os governantes e as autoridades constituídas para o dever que têm de promover, defender e realizar os direitos e garantias fundamentais dessas famílias, facultando-lhes os meios e instrumentos indispensáveis ao efetivo direito dessas famílias. Para isso, a Igreja crer na força e na necessidade do diálogo transparente e honesto de todos os envolvidos, sejam as famílias que já vivem nas terras atingidas, sejam as autoridades e organizações que auxiliam na construção e na implementação de tão significativos projetos. Por fim, convidamos a todos a unir-se a nós, Bispos da Igreja, na visita pastoral que faremos a essas famílias, a se realizar no dia 04 de setembro, às 10 horas, no Projeto de Construção da Barragem Oiticica, em Barra de Santana, Jucurutu; e às 17 horas, no Acampamento das Famílias no Projeto do DNOCS, na Chapada do Apodi.
Cremos que o respeito à pessoa humana e as famílias atingidas por esses projetos, devem orientar a todos na busca das melhores soluções que amenizem o sofrimento dessas famílias, restituindo-lhes a esperança e a crença de que continuarão a ser sujeitos protagonistas de suas histórias e do próprio desenvolvimento social, econômico e político, como expressão maior da fé que se traduz no compromisso com a vida e com a dignidade humana. Que Deus, pelas mãos de Maria, a Senhora da Esperança, fortaleça a todos em suas lutas e convicções, “para que todos tenham vida, e vida em abundância (JO, 10,10).
Dom Jaime Vieira Rocha - Arcebispo Metropolitano de Natal
Dom Mariano Manzana - Bispo Diocesano de Mossoró
Monsenhor Ivanoff Da Costa Pereira - Administrador Diocesano de Caicó.

ENCONTRO DO PAPA FRANCISCO COM AS CLARISSAS

Papa Francisco
VATICANO, 16 Ago. 13 / 03:24 pm (ACI).- Antes de celebrar ontem a Missa na Praça da Liberdade em Castel Gandolfo, o Papa Francisco teve um encontro com as clarissas do Mosteiro de clausura de Albano e lhes disse que se São Pedro “fecha” as portas do Paraíso aos pecadores, Maria as abre. Essa também é a missão de vocês, levar através de sua oração mais homens e mulheres à vida eterna com Deus.
A Rádio Vaticano conversou com duas das religiosas que estiveram no encontro de quase 45 minutos com o Santo Padre. A Madre Vigária, Irmã María Concetta, disse que o Papa “estava tranquilo, relaxado como se não tivesse nada para fazer ou como se não pensasse em alguma coisa. Falou-nos –de um modo que nos tocou muito– de Maria, nesta Solenidade daAssunção, porque a mulher consagrada é um pouco como Maria”.
“Contou-nos uma bela história, que nos fez a todos rir, inclusive ele mesmo: Maria está à porta do Paraíso; São Pedro nem sempre abre a porta quando chegam os pecadores e, por isso, Maria sofre um pouco, porém, permanece ali, quieta. E à noite, quando se fecham as portas do Paraíso, quando ninguém vê e ouve, Maria abre a porta do Paraíso e deixa entrar todos