Ser discípulo missionário é uma consequência de ser batizado, parte essencial do ser cristão", afirmou"Ajudemos os nossos jovens a descobrir a coragem e a alegria da fé"
O Santo Padre chegou cerca de 15 minutos antes do começo da Missa na Catedral, onde foi recebido por diversos representantes da Igreja. A Santa Missa, no entanto,começou com alguns miutos de atraso devido a numerosas pessoas que o Papa saudou. Além do Papa, na Missa concelebraram os Cardeais Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano e Raymundo Dmasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), seu vice-presidente, D. José Belisário e Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.
A Catedral Metropolitana da São Sebastião Rio de Janeiro, que estava cheia, tem capacidade para 5 000 pessoas sentadas. No início da celebração, o arcebispo do Rio dirigiu umas breves palavras, agradecendo ao Papa pela sua "atenção e afeto" pelo clero carioca e brasileiro. Dom Orani recordou os impressionantes números de sacerdotes e religiosos inscritos na JMJ (655 bispos, mais de 7800 sacerdotes, 700 diáconos, 9000 religiosos e 700 seminaristas), aos quais se devem acrescentar um grande número de sacerdotes não inscritos.
Recordando a participação do então Cardeal Bergoglio na V Congregação Geral dos Bispos Latino-Americanos e do Caribe, o Arcebispo do Rio fez menção ao seu papel de coordenador na redação do Documento de Aparecida (2007). Desse documento "brotou um novo entusiasmo nas nossas comunidades" e com esse mesmo espírito, acrescentou, os bispos e o clero congregados na Catedral se uniam nesta celebração para ouvir "como discípulos" o sucessor de Pedro.
Manifestou também que a celebração desta Missa foi uma ocasião de "renovação para todos", confirmando os propósitos de consagração dos sacerdotes e os animando a uma maior ação pastoral dos que se encontram nas periferias, além de "despertar nos jovens o desejo de dizer sim a Jesus". Ao final da fala, o Papa ofereceu um cálice como presente.
O Papa, que disse umas palavras iniciais em português, pronunciou sua homilia em espanhol, usando palavras bem características de sua língua. A homilia do Papa se estruturou sobre três aspectos da vocação cristã e, especificamente, dos bispos, sacerdotes e religiosos: “chamados por Deus; chamados para anunciar o Evangelho; chamados a promover a cultura do encontro”.
O Santo Padre Francisco participou da Via Sacra com os peregrinos na praia de Copacabana.
e.
A segunda parte da programação aconteceu no Pavilhão 3 do RioCentro. Houve shows com as bandas Arkanjos e Matt Maher, além da presença de representantes do ICCRS e da RCCBRASIL.
Um lugar para reunir no mesmo lugar um povo que viveu uma mesma experiência: o batismo no Espírito Santo. Assim foi o Encontro Internacional de Novas Comunidades e da Renovação Carismática Católica, realizado nessa quarta-feira (24/07), no Centro de Convenções RioCentro, no Rio de Janeiro/RJ. O evento faz parte da programação oficial da JMJ Rio2013.
O Ministério para os Seminaristas da RCCBRASIL realizou, na sexta-feira (26/07), um Grupo de Oração durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Copacabana, com a participação de cerca de 200 seminaristas e religiosos carismáticos, seu início foi às 13h.


O Festival da Juventude Carismática teve seu início neste sábado, 20/07, em Lorena-SP. Com momentos de intenso louvor e oração, jovens de cerca de 15 países se reuniram em uma só voz para proclamar a glória de Deus.





















