segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ORIENTAÇÃO NACIONAL PARA OS INTERCESSORES

altNo mês de setembro a Igreja do Brasil celebra o mês da Bíblia e no último domingo deste mês, o Dia Nacional da Bíblia. Com esta motivação queremos sugerir a todos os intercessores para que neste mês procurem se aprofundar ainda mais no estudo e na meditação da Palavra de Deus.
A Igreja, na sua experiência milenar, ensina-nos que devemos rezar com a Sagrada Escritura, mas para isso são necessárias a nossa disponibilidade e as condições para este encontro com a Palavra. A partir daí, devemos pedir ao Espírito Santo que nos ensine a orar com a Palavra de Deus. "Mestre, ensina-nos a orar" pediram os discípulos. Façamos nós o mesmo, todos os dias. Pois a vida espiritual não é tanto fruto do esforço pessoal, mas, sobretudo da misericórdia gratuita de Deus, em resposta à nossa humildade.
A eficácia da intercessão depende em grande parte da intimidade do intercessor com a Palavra de Deus, pois é ela quem vai abrir-lhe os olhos espirituais e treiná-los para que saibam ouvir a voz do Senhor. Quando temos intimidade com ela, o nosso espírito também se torna íntimo do Espírito Santo que nos faz ser dóceis à sua voz.
Na Palavra de Deus encontramos tudo o que necessitamos para fortalecer a nossa vida espiritual, pois ela é um verdadeiro alimento para a nossa alma. Além disso, é uma arma poderosa que devemos usar na intercessão. Orar de acordo com as Escrituras é realmente eficiente, é tomar posse das promessas de Deus.
E quem ora com a Bíblia já começa com a resposta, porque a vontade de Deus está expressa na Sua Palavra e toda oração de acordo com Sua vontade, Ele ouve. A Palavra elevada a Deus em oração, não voltará sem resposta. (cf. Is. 55, 10-11). A Bíblia é o nosso livro de oração, que revela a vontade de Deus, sendo assim, nossas orações devem estar alinhadas com a sua revelação.
O Espírito e a Palavra andam juntos. Toda oração movida pelo Espirito de Deus alcança resposta, pois Ele nos levará à Palavra, "vivificando" um versículo ou uma passagem da Bíblia para nós, trazendo direção de oração e nos levando assim a alcançar a resposta mediante os textos bíblicos (I João 5, 14-15).
Entremos no nosso quarto, recolhamo-nos, demos tempo a Deus, para que venha ao nosso encontro. Escutemos Jesus na Palavra, aprendamos com Ele, contemplando-O na Palavra, para que seja cada vez mais íntima a nossa relação pessoal com Ele.
Grandes mestres da espiritualidade, não encontraram Jesus através de muitas leituras eruditas e sábias, mas pela vivência da Palavra de Deus. A humanidade de Cristo facilita esta aproximação e Santa Teresa incita-nos a enamorarmo-nos desta Sagrada Humanidade e a falarmos com Ele como com se fosse um Amigo.
Entremos no nosso quarto, e sem pressas, façamos um encontro com a Palavra. Este encontro deve ser feito na fé, com pureza de intenção, humildade e pobreza de coração. Então, Jesus se fará presente, e será o nosso Mestre. Na fidelidade e perseverança. Ele nos fará progredir rapidamente na Sua imitação para nos tornar intercessores segundo o Seu Coração.

Nenhum comentário: