sábado, 31 de agosto de 2013

CUIDAR DA VIDA E TRANSMITIR A FÉ; SEMANA NACIONAL DA VIDA

Cartaz SNVA Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida (SNV), de 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, lançaram o subsídio “Hora da Vida” 2013. Em sua 3ª edição, a publicação apresenta sete encontros, sugestão de Vigília de Oração pela Vida e de celebração de apoio na realização da SNV, que este ano tem como tema central: “Cuidar da Vida e Transmitir a Fé”.
Outra iniciativa da SNV, diz respeito à uma carta enviada aos bispos e arcebispos do Brasil, na qual o presidente da CEPVF, dom João Carlos Petrini, pede para que atividades públicas e também no âmbito da comunidade sejam realizadas para colher assinaturas em favor da aprovação do Estatuto do Nascituro (PL 478/2007) na Câmara dos Deputados, em apoio aos deputados que pedem alteração da lei 12845/2013, que visa atendimento obrigatório a vítimas de violência sexual, mas que obriga também a administração da pílula do dia seguinte (pílula abortiva).
Durante a SNV, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e à preservação da dignidade humana. Para colaborar com essas atividades, a CEPVF divulgou o lançamento da terceira edição do subsídio “Hora da Vida” com objetivo de colaborar na preparação e na realização da SNV e do Dia do Nascituro.
No texto de apresentação do subsídio "Hora da Vida", dom João Carlos Petrini, deseja que a publicação ajude a “despertar um verdadeiro amor à vida humana, de modo que cada ser chamado à existência seja acolhido, respeitado em sua dignidade, valorizado e amado desde a concepção até a sua morte natural.”
De acordo com o assessor da CEPVF, padre Rafael Fornasier, o tema escolhido – “Cuidar da vida e transmitir a vida” –, “está na esteira das celebrações do Ano da Fé e da Semana Nacional da Família, cuja proposta se fundamenta na missão de toda Igreja visando a Nova Evangelização e a transmissão da fé em nossas famílias, comunidades e na sociedade, como aponta a nova Encíclica Lumen fidei (Luz da fé).”
O Hora da Família traz sete propostas de roteiros de encontros e algumas sugestões de celebração e bênção. A publicação foi preparada com a contribuição de agentes da Pastoral Familiar, das Comissões de Promoção e Defesa da Vida e assessores. Mais informações, sobre o subsídio, e pedidos pode ser feitos pelos telefones (61) 3443 2900 / Fax: (61) 3443-4999; ou pelos e-mails vendas@cnpf.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; secren@cnpf.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O material também estará a venda no site www.lojacnpf.org.brA Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos Fonte. CNBB

Nenhum comentário: