quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ENCONTRO NACIONAL DOS MINISTÉRIOS PROMOÇÃO HUMANA E FÉ E POLITICA.

Conversão, amor ao próximo, solidariedade e justiça! Estas foram palavras chaves refletidas durante o Encontro Nacional de Promoção Humana e Fé e Política, realizado entre os dias 23 e 25 de agosto na cidade de Lorena/SP.
O encontro contou com momentos de louvor, orações, santa missa, partilhas, workshops, debate e pregações. Dentre elas, o tema da fé e da justiça foi exposto aos participantes pelo Bispo da Ilha de Marajó/PA, Dom Azcona. Em sua reflexão, ele apresentou o paralelo: Fé X Idolatria , onde o homem passa a idolatrar a si mesmo, quando abraça o dinheiro e perde a direção da fé. “Nosso coração deve ser fortalecido pela fé, é nela que nasce nossa esperança e a esperança se fortalece na tribulação”. Ele apresentou a justiça de Deus como uma condição vivenciada pela nossa fé e concluiu: “A justiça pertence à glória de Deus, é a presença da própria santidade de Deus. Uma cidade é santa se ela é justa. Por isso, devemos gritar, dobrar os joelhos e clamar por justiça”.Em continuidade ao tema da Fé, a pregadora da diocese de Goiânia, Marizete Martins falou sobre a fé que vai da conversão à evangelização. Ela ensinou os passos que um servo do Ministério de Promoção humana deve seguir: ‘A primeira parte na caminhada da Promoção Humana é ser hospitaleiro, ter coragem de abrir as portas da sua casa para servir, acolher aquele que precisa e que não vai me dar nenhum retorno, não deixar endurecer o coração, buscar intimidade com Deus, não ser inativo, ser solidário com o irmão que está no Grupo de Oração e buscar o desapego das coisas materiais”. Explica a pregadoraO tema da fé passando pelo estágio da conversão também foi apresentado pelo coordenador do Ministério de Fé e Política, Sérgio Zavaris: “ Não podemos perder o plano de salvação que Deus tem para nós, ele acontece a partir da conversão – Deus usa nosso ministério para nos converter”. Desta forma, ele retoma um novo conceito de líder, semelhante à Jesus: “É necessário resgatar o verdadeiro papel do líder que é servir ao próximoO coordenador também falou sobre a missão do Ministério Fé Política dentro da RCC, que tem como objetivos apresentar pessoas promotoras de justiça em favor da nossa sociedade, ter responsabilidade perante a Igreja, denunciar e anunciar Jesus Cristo, incentivar e cuidar das vocações politicas dentro da RCC, participar de instâncias de discussão de políticas públicas e não ser apenas político na época de eleição. Desta forma, ele ensinou a explorar os valores para este Ministério, como por exemplo, motivar campanhas de combate ao aborto.
O encontro encerrou com testemunhos proclamados após um intenso momento de Espírito Santo, no qual, foram orientados a despertarem a consciência crítica no discernimento das realidades, e onde, de acordo com Marizete, “Somente quando o Espírito está em nós é que tudo é possível”.


Nenhum comentário: