quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

DIRECIONAMENTO DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO PARA JANEIRO


“Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito" (GL 5,25). Este é o Tema que norteará os trabalhos da Renovação Carismática Católica do Brasil neste ano e foi definido pelo Conselho Nacional da RCCBRASIL em reunião realizada na cidade de Aparecida/SP, em setembro de 2014.
Em primeiro momento, esta moção deve ser compreendida como um convite à reflexão sobre esta orientação de São Paulo aos Gálatas para buscarmos a orientação e a ajuda do Espírito Santo para as nossas atitudes cotidianas que precisam de conversão. Em segundo momento, para permitirmos que o Espírito Santo nos indique os meios para fazer as correções necessárias na nossa conduta cristã.  
O Espírito Santo é o nosso guia constante e infalível, é Ele quem produz em nós os frutos espirituais. Isso abrange nosso espírito, alma e corpo com todas as faculdades que o constitui.
São Paulo nos incita a andarmos no Espírito e nos alerta a jamais satisfazer os desejos da nossa carne, porque carne e Espírito se opõem. Travam um combate contínuo entre si, e todos nós possuímos a liberdade para escolher entre um e outro. Se decidirmos andar no poder de um deles, não poderemos estar no controle do outro. No entanto, por trás da resistência do Espírito diante da carne está a promessa de que o Espírito Santo nos ensinará todas as coisas e nos dará força para testemunhar.
Assim, para desfrutarmos da liberdade cristã dependemos do Espírito Santo. Na verdade, é Cristo que nos liberta. Mas sem a obra contínua, orientadora e santificadora do Espírito Santo, a nossa liberdade tende a degenerar em licenciosidade.
Se escolhermos viver segundo o Espírito Santo devemos nos abrir a sua ação e deixar que Ele aja em nós para que assim se manifeste, não apenas para nosso próprio bem, mas para o bem comum. Viver no Espírito é viver, na prática diária, o cristianismo. A melhor ilustração dada por Jesus foi a íntima relação de dependência que existe entre árvore e fruto. Quando em dúvida sobre o tipo da árvore, espere pelo seu fruto. Nunca haverá equívocos: jaqueiras jamais produzirão jabuticaba... Por isso, a Bíblia adverte: nunca dará certo gostar dos ensinos de Cristo e, na prática diária, viver contrariamente aos mesmos ensinos.
A solução de São Paulo é simples. Aquilo que profundamente sentimos na alma, quando entramos em comunhão com o Espírito, sempre deve ser testado na prática com as nossas atitudes do dia-a-dia. Nossa conduta diária é o laboratório do Espírito Santo. Deve ser a confirmação do amor e do poder do Cristo, a partir do momento em que Ele nos aceitou. Cada vez que não “andamos pelo Espírito”, reforçamos em nós “as obras da carne”. Assim, como o exercício dos músculos garante a saúde do corpo, o exercício do Espírito garante a saúde da alma.
Quando entregamos a direção de nossa vida ao domínio e orientação do Espírito Santo de Deus, recebemos uma nova natureza que vai nos ajudar a exercitar o equilíbrio.
Deus nos deu a capacidade de sentir alegria quando pensamos e fazemos o que é certo. O conflito entre a vontade própria e a vontade de Deus desaparece e passamos a agir debaixo dos princípios divinos, não por obrigação, mas espontaneamente.
Andemos, então, pelo Espírito.
Deus os abençoe!
Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão
INTENÇÕES PARA ESTE MÊS
1.    Para que cesse a violência no Brasil e no mundo.
2.    Pela unidade entre todos os membros da RCC do Brasil.
3.    Pelo Encontro Nacional de Formação – ENF nos dias 21 a 25/01/15 em Aparecida/SP.
4.    Pelas Escolas Nacionais de Formação que acontecerão em São José dos Campos/SP nos dias 10 a 20/01/2015:
       -  Escola Nacional de Líderes e Missionários da RCCBRASIL.
       -  Escola Nacional de Comunicação.
       -  Escola Nacional de Dança e Teatro.
5.    Pela Reunião do Conselho Nacional nos dias 18 a 21/01/15 em Aparecida/SP.
6.    Pela Reunião de Oração do seu Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).
7.    Pelos Grupos de Oração na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
8.    Pelos Ministérios da RCC no seu Grupo de Oração, Diocese, Estado e no Brasil.
9.    Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.
10.  Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.
11.  Pelos eventos de evangelização da RCC no seu Grupo de Oração, na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
12.  Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional neste ano.
13.  Pelas coordenações do seu Grupo de Oração, da RCC na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil (Coordenadora Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).
14.  Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelo seu Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.
15.  Pelas casas de missão da RCCBRASIL e pelos missionários e missionárias.
16.  Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.
17.  Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para a moção da Reconstrução.

Nenhum comentário: