sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

II PARTE DO WORKSHOPS DOS MINISTÉRIOS UNIVERSIDADES RENOVADAS ,JOVEM ,FORMAÇÃO ,CRIANÇAS E FAMÍLIAS

 O ENF de 2015 contou com duas tardes inteiras dedicadas aos workshops para Ministérios e outras instâncias de serviço. Além de direcionamentos práticos para o ano, os temas abordados remeteram a formações básicas do Movimento, proporcionando que os carismáticos do país possam voltar às raizes da RCC.Ministério Universidades Renovadas
Os universitários carismáticos passaram também as duas tardes em formação. Durante os workshops foi ressaltada a importância de o Ministério reconhecer e tomar posse de seu chamado à evangelização no Grupos de Oração Universitários, vivendo assim em estado de permanente missão.
Outro ponto importante ressaltado foi a formação continuada. Os luquinhas (modo como são chamados os membros do Ministério) foram incentivados a reforçar a formação inicial do Movimento, fazendo Seminários de Vida no Espírito Santo, Experiências de Oração, Seminário de Dons, e todo o Módulo Básico de formação.
Ministério Jovem
O Ministério Jovem preparou as tardes de workshop com muita formação e animação. No primeiro dia os organizadores falaram sobre uma nova geração: Rumo ao Jubileu de Ouro da RCC. Depois trabalharam a confirmação da identidade carismática dos jovens, tratando dos temas que a RCC tem abordado.
No segundo dia, o Ministério trabalhou sobre o crescimento na formação humana e o fortalecimento do dinamismo missionário. Também falaram sobre o foco de 2015 para o Ministério: Trabalhar a Teologia do Corpo com os jovens. Outro ponto destacado foram os cursos Sentinelas da Manhã no IEAD RCCBRASIL e ensaiaram um flash mob que acontecerá dentro do ENF.
altMinistério de Música e ArtesCom a moção: “O crucificado nos atrai de nossa dispersão para nos reconstruir”, o Ministério de Música e Artes formou seus ministeriados. A moção foi dada por Deus no último Retiro Nacional de Coordenadores, com o intuito de atrair todos os ministeriados.
Neste workshop, foram trabalhados os temas: O crucificado nos atrai de nossa dispersão para nos reconstruir, A pureza de Maria – (Afetividade e sexualidade). Também foi trabalhado o tema: Jesus submisso à Maria e José (A vida familiar dos artistas), Humildade e Obediência de Maria, Dança e Teatro (Lançamento da Apostila e DVD). Com essas abordagens, os artistas puderam aprofundar na fé, amadurecer no Espírito e formar na RCC.
Ministério de Formação
O workshop do Ministério de Formação foi realizado no auditório do subsolo da Basílica. O espaço recebeu centenas de formadores vindos do país inteiro. Frederico Marques é o novo coordenador nacional do ministério. Ele contou que nos dois dias, as moções da Escuta Profética feita pelo núcleo nacional do Ministério foram partilhadas com os participantes.
Além disso, foi passado o Plano de Ação 2015-2016, que é uma revisão atualizada do documento de 2014. “Teremos uma continuidade do trabalho que já vinha sendo realizado. Tudo está sendo feito sob ação e condução do Espírito Santo”, explicou Frederico. Temas como ‘Guardiões da Identidade da RCC’ e ‘Grupo de Perseverança no processo formativo’ também foram abordados.
Marcelo Bernini é coordenador do Ministério de Formação no estado do Paraná. Ele gostou do conteúdo abordado. “As moções da Comissão Nacional foram muito pertinentes. Venho no ENF já há cinco anos, sempre para me atualizar. Espero poder vir para o resto da vida”, comenta.Ministério de Promoção Humana
O workshop do Ministério de Promoção Humana foi composto por quatro formações: Raízes do Ministério; Beleza do Bom Pastor como fonte inspiradora para a minha ação pastoral; Caminhada de formação no ministério; Servir ao Senhor com entusiasmo e alegria.
Segundo a coordenadora nacional do Ministério de Promoção Humana, Loiva Menezes, o retorno positivo tem sido muito grande já que, por meio do workshop no ENF, os estados e dioceses têm a possibilidade de partilhar suas realidades. “Tivemos aumento no número de participantes. Percebemos também que metade das pessoas que estão aqui estavam também no ano passado, demostrando uma perserverança no ministério”, destaca.
Ao longo desse ano o direcionamento é que o Ministério trabalhe com duas apostilas. Uma sobre acolhida e a dos Direcionamentos da RCC, com foco nas ações direcionadas aos participantes dos Grupos de Oração.
Carla Araújo é de Feira de Santana/BA e participa do workshop do Ministério pela primeira vez. “Já vim outras vezes no ENF, mas dessa vez quis participar desse workshop porque estou começando no Ministério. Tem sido tudo maravilhoso, vejo uma unção diferente. Todas as formações estão sendo muito esclarecedoras. Estou motivada para trabalhar”, afirma.
Ministério para as Crianças
Em 2015, o Ministério para as Crianças está em festa pela comemorações dos 10 anos de existência e o workshop no ENF não poderia ser diferente. Com as já tradicionais roupas coloridas e alegres, os participantes se dedicarão a direcionar e preparar o material que será usado no Encontro Nacional de Evangelizadores de Crianças. O evento acontecerá entre 4 e 7 de setembro, em Londrina/PR.
“Estamos preparando um material sobre três temas que serão trabalhados em mesas temáticas nesse Encontro Nacional. São eles Afetividade e Sexualidade, Liturgia Infantil e Evangelização na Escola. Estamos em um clima de partilha para enriquecer esse conteúdo”, adiantou Hyde Flávia Lobato Marinho Dias, coordenadora nacional do Ministério para as Crianças.
Outro ponto destacado por Hyde são os brinquedos relacionados ao tema do ano da RCCBRASIL. Cada Estado trouxe para o ENF uma opção criativa de brinquedo que poderá ser utilizado ao longo do ano. Entre mais de 30 modelos estava um jogo da memória com figuras do Espírito Santo.
Os participantes recém-chegados ao Ministério tiveram um momento especial em separado para se aprofundarem sobre assuntos básicos da formação.
Duas freiras da congregação Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo de São Paulo/SP participaram do workshop das Crianças. Irmã Jenaína Rosa e Irmã Katia Rocha desenvolvem atividades querigmáticas voltadas à incentivar a espiritualidade infantil e usam toda a estrutura do ministério da RCC.
“Fazemos retiros com as crianças, catequeses, encontros de C Carnaval, Pentecostes, grupinhos, Adoração, Batismo no Espírito. Esses encontros sempre acontecem em paralelo aos encontros dos adultos. Nós utilizamos sempre a mesma linha, mas com uma linguagem adequada a idade”, detalha Irmã Jenaína.
Ministério para as Famílias
Famílias carismáticas puderam participar de formações específicas para que possam a cada dia mais caminhar de acordo com o Espírito. Assim auxiliou Padre Marialdo Assis, de Curitiba/PR e assessor nacional do Ministério para as Famílias, em sua pregação. O padre ressaltou como permanecer no Espírito diante dos conflitos familiares.
Outros temas trabalhados durante o workshop foi a responsabilidade dos pais com os filhos, além da nova apostila do Ministério, lançada neste evento. Os ministeriados dos estados ainda puderam partilhar entre si suas realidades, podendo aprender uns com os outros. Ao final do workshop, os casais fizeram a renovação de suas promessas batis


Nenhum comentário: