domingo, 25 de janeiro de 2015

ENCERRAMENTO DO ENF 2015

 A Santa Missa de encerramento do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios 2015 ficou marcada pela alegria, gratidão e compromisso firmados com Deus. A celebração foi presidida por Dom Bernardino Marchió, bispo da diocese de Caruaru/PB e presidente da comissão de juventude da CNBB.
No começo da missa, Dom Bernardino cedeu a palavra ao bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Dom Darci José, que saudou a todos que estavam presentes. Dom Darci fez um convite a toda a Renovação Carismática Católica para que no ano do Jubileu de Ouro da RCC e dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida se reúna para dar graças a Deus junto à Mãe Aparecida.
Dom Bernardino seguiu com a liturgia envolvendo-os todos na essência do evangelho. Na homilia, o bispo citou a passagem: “segui-me e eu vos farei pescadores de homens”. Com sinceridade, Dom Dino afirmou que não gosta muito de pescar pois acha uma atividade monótona, porém o Senhor o chamou para ser pescadores de homens”.
Desta forma, o presidente da celebração conduziu sua fala orientando os carismáticos à paciência de pescador. “Precisamos ter a paciência de pescador para sermos pescadores de homens”, afirmou o bispo falando dessa necessidade para o exercício da evangelização.
O bispo de Caruaru orientou que, em primeiro, deve-se colocar o sim a Deus, pois sem essa resposta não será possível fazer nada. “É preciso dar o sim a Deus, se não, como eu vou servir esta Igreja?”, indagou Dom Bernardino que ainda exortou a todos dizendo: “quem toca o coração é Jesus, não somos nós”, reconhecendo que é Deus quem faz tudo.
Ao final da celebração, Dom Bernardino passou a palavra à presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Zavaris, que se dirigiu a todos os participantes e equipes de serviço.
 Cerimônia de Encerramento
Tomada a palavra, a presidente do Conselho Nacional começou os agradecimentos demonstrando toda a sua alegria pelo desenvolvimento do ENF 2015. Katia agradeceu ao bispo de Caruaru pela participação no encontro, mas também agradeceu por todo apoio e acolhida no Encontro Nacional de Jovens (ENJ) que aconteceu em Pernambuco.
A presidente do Conselho Nacional agradeceu a todos os participantes, às equipes de serviço e dioceses do Vale do Paraíba que cederam os servos para ajudarem no encontro, o Conselho Nacional e todo o Escritório Nacional. Katia também agradeceu aos mebros da RCC que vieram de outros países, como os do Peru, Paraguai, Inglaterra, Portugal e Angola.
Para encerrar as atividades, o Ministério Jovem preparou um flash mob, terminando com alegria a edição de 2015 do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios. 

Nenhum comentário: